Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor inicia suas atividades

28/02/2023 - 12:28h

Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor – PPA que objetiva acolher, preparar e acompanhar o servidor, desde o início da carreira pública até sua aposentadoria, inicia seu ciclo de encontros no mês de março. O calendário para o ano já está definido e foi aprovado em reunião com a equipe de profissionais do Programa, neste mês de fevereiro. O PPA é desenvolvido através da parceria entre o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Balneário Camboriú – BCPrevi, e as Secretarias de Gestão Administrativa e da Pessoa Idosa – SPI.

Os primeiros encontros, com a etapa Entendendo a Aposentadoria, estão agendados para os dias 08 e 17 de março, ambos na Secretaria de Saúde. Essa etapa é direcionada ao servidor prestes a se aposentar. Depois, dias 20 e 27, é a vez da etapa Vivendo a Aposentadoria, direcionada aos servidores já aposentados. O calendário segue até outubro, com encontros regulares, que envolvem palestras com psicólogas e dicas previdenciárias, mostrando ao servidores seus direitos e deveres, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação ao aposentado.

Segue o calendário do mês de março:

17/03 às 14 horas — No auditório do BCPrevi.
Com a etapa: Entendendo a aposentadoria, com a palestrante Kalinka Petêres. Na pauta a apresentação do PPA ao servidor, esclarecendo seus direitos e deveres.

22/03 às 09 horas — No auditório do BCPrevi.
Com a etapa: Entendendo a aposentadoria, com a palestrante Kalinka Petêres, com o mesmo foco do encontro anterior, mas diferentes turmas.

20/03 às 09 horas — Na SPI.
Com a etapa Vivendo a Aposentadoria, com palestras das psicólogas do Programa. A etapa é direcionada aos servidores já aposentados.

27/03 às 09 horas — Na SPI.
Com a etapa Vivendo a Aposentadoria, com palestras das psicólogas do Programa, com o mesmo foco do encontro anterior, mas diferentes turmas.

O Programa, que atua no seu quarto ano, é constituído por oito etapas destinadas aos servidores aposentados e aos que estão no processo de se aposentar. Confira quais são elas e a função de cada uma:

● Programa de Integração: onde é apresentado ao servidor que inicia a carreira seus direitos, deveres, normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.

● Entendendo a Aposentadoria: nessa etapa, os profissionais do instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.

● Encontro de Boas Vindas: o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas perspectivas e expectativas sobre a aposentadoria.

● Planejamento Financeiro: onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientações. Sobre como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Contando com mediação de um profissional da área financeira.

● Projeto de Vida: na quinta etapa do programa não há palestra, e sim um bate papo. Uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, além de lazer e atividades culturais.

Pré aposentadoria.

● Vivendo a Aposentadoria: onde o servidor prestes a se aposentar escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa.

​● Visitas Domiciliares: o BCPrevi vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas.

Adicionais:

Estagiária de Jornalismo: Gabriele Vassolowski