BCPrevi apresenta etapa “Entendendo a Aposentadoria” do PPA Servidor

10/04/2023 - 15:36h

A primeira etapa do Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor –  PPA teve seus primeiros encontros com o tema “Entendendo a Aposentadoria”. Nesses encontros, os técnicos previdenciários do Instituto de Previdência Social de Balneário Camboriú –  BCPrevi, apresentaram aos servidores o programa, com o intuito de prepará-los para a aposentadoria, explicando sobre a documentação, as regras e a preparação financeira e psicológica necessárias.

Os primeiros encontros ocorreram nos dias 17 e 22 de março, no auditório do BCPrevi, contando com mais de 100 participantes no geral. O público-alvo foram os servidores públicos efetivos da Secretaria da Saúde com idade mais próxima de se aposentar: mulheres acima de 48 anos e homens acima de 53 anos. Durante o encontro, os atendimentos são personalizados, incluindo análise das simulações de aposentadoria, estimativa de quanto tempo falta para o final de seu ciclo e esclarecimento de dúvidas individuais. Dessa forma, os servidores têm o tempo hábil de cinco anos para que consigam se preparar por completo.

“O objetivo é que quando chegar o momento em que o servidor adquira esse direito já esteja com a parte documental e com consciência tranquila de como será sua vida de aposentado,” explica a técnica previdenciária Kalinka Peteres, que ministra esse primeiro módulo do programa.

A próxima etapa será a de “Boas Vindas”, onde o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar com psicólogos e fazer levantamento sobre suas perspectivas e expectativas sobre a aposentadoria. O encontro ocorre no dia 12 de abril, às 09h, no BCPrevi, com os participantes selecionados que participaram do primeiro módulo.

São as etapas do PPA:

Pré aposentadoria

– Programa de Integração: onde é apresentado ao servidor que inicia a carreira seus direitos, deveres, normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.

– Entendendo a Aposentadoria: nessa etapa, os profissionais do instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.

– Encontro de Boas Vindas: o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas perspectivas e expectativas sobre a aposentadoria.

– Planejamento Financeiro: onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientações. Sobre como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Contando com mediação de um profissional da área financeira.

– Projeto de Vida: na quinta etapa do programa não há palestra, e sim um bate papo. Uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, além de lazer e atividades culturais.

Prós aposentadoria

– Muito Obrigado: Os recém aposentados recebem uma homenagem símbolo de reconhecimento e gratidão do poder público pelos serviços prestados.

– Vivendo a Aposentadoria: onde o servidor prestes a se aposentar escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa.

Em casos especiais, o BCPrevi  vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas.

Estagiária de Jornalismo: Gabriele Vassolowski