BCPrevi apresenta etapa “Boas Vindas” do PPA Servidor

19/05/2023 - 12:15h

A segunda etapa do Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor – PPA teve seus primeiros encontros com o tema “Boas Vindas”. Nesses encontros, as psicólogas do PPA, apresentaram aos servidores o programa, detalhando as etapas e os objetivos de cada encontro, para que os servidores compreendam que a aposentadoria precisa ser pensada de forma multidimensional, abordando aspectos emocionais, financeiros e burocráticos.
Os encontros ocorreram nos dias 12, 19 e 28 de abril, no auditório do BCPrevi, contando com 50 participantes no geral. O público-alvo foram os servidores públicos que participaram da etapa anterior “Entendendo a Aposentadoria”. Durante o encontro, os atendimentos são personalizados, incluindo uma dinâmica sentimental, estabelecendo um levantamento de suas expectativas e metas para a aposentadoria, sendo um momento de acolhimento e reflexão. Assim, fornecendo a equipe do PPA, uma base para o desenvolvimento do “Projeto Vida” sendo um momento de acolhimento e reflexão.

“Neste encontro, os servidores têm a possibilidade de conhecerem uns aos outros e suas trajetórias no município. Além disso, usamos métodos para compartilharmos as emoções, assim, os futuros aposentados criam um sentimento de pertencimento e acolhimento, enriquecendo o processo reflexivo sobre essa nova etapa da vida.” Explica Jéssica Caldeira, a psicóloga que auxilia essa etapa.

A próxima etapa será o “Planejamento Financeiro” onde os futuros aposentados, recebem orientações, sobre como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Contando com mediação de um profissional da área financeira. O encontro ocorrerá virtualmente no dia 24 de maio, às 09h e às 14h, com um especialista financeiro e os participantes selecionados que participaram do primeiro e segundo módulos.


São as etapas do PPA:

Pré aposentadoria

– Programa de Integração: onde é apresentado ao servidor que inicia a carreira seus direitos, deveres, normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.

– Entendendo a Aposentadoria: nessa etapa, os profissionais do instituto apresentam o PPA ao servidor e esclarecem tudo sobre os direitos e deveres previdenciários.

– Encontro de Boas Vindas: o funcionário é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas perspectivas e expectativas sobre a aposentadoria.

– Planejamento Financeiro: onde os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientações. Sobre como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz. Contando com mediação de um profissional da área financeira.

– Projeto de Vida: na quinta etapa do programa não há palestra, e sim um bate-papo. Uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, além de lazer e atividades culturais.

Prós aposentadoria

– Muito Obrigado: Os recém aposentados recebem uma homenagem, símbolo de reconhecimento e gratidão do poder público pelos serviços prestados.

– Vivendo a Aposentadoria: onde o servidor prestes a se aposentar escuta do ex-colega, já aposentado, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos na Secretaria da Pessoa Idosa.

Em casos especiais, o BCPrevi vai até o aposentado com dificuldades de mobilidade e lhe dá o direito de receber e participar das etapas.

__________________
Informações Adicionais:

BCPREVI – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município
(47) 3360-6253

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Gabriele Vassolowski
(47) 3267-7022

 

Imagens relacionadas

Download das fotos em alta resolução
Ir para página inicial