Programa PPA Servidor completa cinco anos

28/09/2023 - 11:57h

Nesta quinta-feira (28), o Programa de Pré e Pós Aposentadoria ao Servidor – PPA Servidor, completa cinco anos. O programa da Prefeitura de Balneário Camboriú, desenvolvido por meio do Instituto de Previdência Social – BCPrevi e pelas Secretarias de Gestão Administrativa e da Pessoa Idosa, já atendeu neste período 1083 servidores, sendo 478 na Pré Aposentadoria e 605 na Pós Aposentadoria.

O PPA Servidor visa acolher e preparar o servidor público municipal para a aposentadoria por meio de encontros, palestras, formações e orientações sobre vários temas que envolvem a carreira pública. Para os aposentados, o programa também promove o encaminhamento para serviços relacionados à saúde e assistência social, sendo uma iniciativa inédita no município, ao trazer como diferencial o apoio não apenas àqueles já aposentados, mas, também, aos que estão nos últimos anos de trabalho.

A servidora Rosita de Matos, com 33 anos de atuação na Prefeitura de Balneário Camboriú, relatou como foi participar do programa. “Foi de grande valia para mim ter essa preparação para a aposentadoria, principalmente na parte psicológica, onde tive orientação e apoio psicológico e assistencial do BCPrevi, sanando dúvidas e angústias.”
O PPA Servidor foi criado para valorizar as pessoas e oferecer o apoio necessário ao servidor no momento da aposentadoria, para ela se efetive da melhor forma possível.

O PPA Servidor reúne as seguintes etapas:

Pré aposentadoria:

• Programa de Integração: ao servidor que inicia a carreira, são apresentados seus direitos e deveres, além de normas e procedimentos do funcionalismo público, com o objetivo de facilitar o processo de adaptação.
  • Entendendo a Aposentadoria: nessa etapa, os profissionais do Instituto apresentam o programa ao servidor e esclarecem dúvidas sobre direitos e deveres previdenciários.
  • Encontro de Boas-Vindas: o servidor é acolhido, integrado e poderá conversar e fazer um levantamento sobre suas perspectivas e expectativas sobre a aposentadoria.
  • Planejamento Financeiro: os futuros aposentados e os servidores já aposentados recebem orientações sobre como reorganizar suas finanças e de como adaptar-se a possíveis mudanças financeiras que a aposentadoria traz, com mediação de um profissional da área financeira.
  • Projeto de Vida: há uma roda de conversa mediada por uma psicóloga que abordará assuntos relacionados à qualidade de vida, além de lazer e atividades culturais.

Pós aposentadoria:

• Muito Obrigado: Os recém-aposentados recebem uma homenagem, símbolo de reconhecimento e gratidão do poder público pelos serviços prestados.
  • Vivendo a Aposentadoria: o servidor prestes a se aposentar escuta e partilha com os ex-colegas, já aposentados, experiências sobre essa nova fase da vida. Nessa etapa o servidor também será apresentado aos programas desenvolvidos pelo BCPrevi, Secretaria da Pessoa Idosa e Casa da Família.

Em casos especiais, o BCPrevi vai até o aposentado/pensionista que esteja doente, acamado, com mobilidade reduzida (incluindo os cadeirantes), que tenha mais de 75 anos e que se enquadra em situação de baixa renda.

Estagiária de Jornalismo: Gabriele Vassolowski